1) ENQUADRAMENTO
A AEVC – Associação Empresarial de Viana do Castelo, junto com outras instituições regionais do Alto Minho, pretende com esta iniciativa dinamizar o espírito empreendedor da região e captar sangue novo e novas ideias para a sua incubadora de negócios, criando assim um espaço interdisciplinar de encontro e convergência criativa com vista à criação de novos negócios nesta área.
O projecto AME – ALTO MINHO EMPREENDEDOR é um promovido pela Associação Empresarial de Viana do Castelo e com o apoio NORTE 2020 – Programa Operacional Regional do Norte 2014/2020, Portugal 2020 e Comissão Europeia
2) OBJETIVOS
O Projecto AME. pretende potenciar o aparecimento de projetos inovadores na área das industrias criativas, numa perspetiva de desenvolvimento da região do Alto Minho.
Tem como objetivo promover, apoiar, acompanhar e ajudar a implementar projetos que combinem criatividade e empreendedorismo, que sejam inovadores, tenham viabilidade económica e financeira, sejam potenciadores de criação de novos postos de trabalho e produzam um efeito impulsionador na região.
3) DESTINATÁRIOS
O projeto destina-se a jovens em idade escolar, jovens universitários, empresários em nome individual e indivíduos que pretendam iniciar ou desenvolver projetos e empresas na área das indústrias criativas na região do Alto Minho.
Poderão candidatar-se a ao projeto todos os cidadãos com mais de 18 anos, de forma individual ou em grupo, bem como micro e pequenas-empresas em fase de criação ou expansão (desenvolvimento de novos produtos e/ou serviços) e sediadas na região do Alto Minho ou que pretendam aí desenvolver o seu projeto empresarial.
Está excluída a participação a pessoas pertencentes aos quadros de pessoal e órgãos sociais da Organização e/ou membro do Júri assim como todos os parentes e afins em linha direta dessas mesmas pessoas referidas.
4) CANDIDATURAS
O projeto AME. está organizado em 4 fases diferentes e sucessivas, começando com a identificação das melhores ideias de negocio para a região do Alto Minho (FASE 1 – PITCH), passando pela seleção (FASE 2 – PICK) e divulgação (FASE 3 – SHARE) até se identificarem os projetos vencedores serão alvo de apoio de consultoria especializada para a construção do plano de negócio (FASE 4 – COACH) com o objectivo de se tornem projetos empresariais viáveis.
A convocatória é lançada na fase 1 (PITCH) e pretende desafiar a comunidade de Empreendedorismo criativo da Região e para contribuir com ideias de negócio através de formulário próprio. Este formulário é composto por uma área de identificação do promotor, uma área de explicação do negócio, e uma área que permite anexar um vídeo.
Serão incentivadas as candidaturas no formato vídeo de sigam o guião aqui sugerido.
5) CRONOGRAMA
Fase 1 – PITCH – Fase de candidaturas de ideias: de 28 de Fevereiro a 15 de Abril de 2018
Fase 2 – PICK – Seleção das ideias a apoiar: 15 Abril a 15 de Maio de 2018
Fase 3 – SHARE – Divulgação das ideias pré-selecionadas: 15 de Maio a 15 de Junho de 2018
Fase 4 – COACH – Mentoring e Coaching: 15 de Junho a 15 de Outubro de 2018
6) ANÁLISE E SELEÇÃO
As candidaturas serão analisadas por uma comissão de análise e seleção qualificada, composta por personalidades de referência no âmbito do empreendedorismo e das indústrias criativas. Esta comissão de análise e seleção será responsável pela escolha dos projetos elegíveis para a FASE 3 e FASE 4, cujos elementos serão divulgados oportunamente no site do projeto.
7) CRITÉRIOS DE SELEÇÃO
A Análise e Seleção das Ideias de Negócio tem por base os seguintes critérios:
- Ideia de negócio realista;
- Criação do próprio emprego;
- Criação de postos de trabalho;
- Identificação de beneficiários;
- Inovação;
- Referências profissionais ou académicas;
- Capacidade Empreendedora do promotor.
Não serão considerados:
- Projetos que não cumpram o que está estipulado neste documento;
- Projetos que não estejam de acordo com os Termos de Uso da Plataforma;
- Projetos de carácter político, movimentos ideológicos, clubistas ou religiosos;
- Projetos que tenham conteúdo ou finalidade racista, violenta, abusiva e difamatória, que atentem à integridade física ou material do empreendedor e apoiantes;
- Projetos com o conteúdo de obras protegidas por propriedade intelectual sem autorização;
- Projetos de cariz social, causas e pessoais.
8) PRÉMIOS
Todos os participantes serão distinguidos com o Certificado “ideia AME”.
Os promotores das melhores ideias beneficiam de apoio técnico-empresarial (mentoring) com vista à conversão da ideia em planos de negócio.
A melhor ideia de negócio é contemplada com um Plano de Negócios gratuito, beneficiando para o efeito de apoio consultivo especializado (coaching).
9) DIVULGAÇÃO
O nome dos promotores e respetivos responsáveis pelo envio de ideias vencedoras serão publicados nos meios promocionais da AEVC.
10) NORMAS DIVERSAS
Para o esclarecimento de qualquer dúvida referente ao concurso deverá contactar a organização através do e-mail info@amempreendedor.pt
11) REGULAMENTO
Se razões ponderosas o justificarem a AEVC poderá, a qualquer altura, introduzir alterações ao presente Regulamento.