Warning: Illegal string offset 'media' in /home/customer/www/amempreendedor.pt/public_html/wp-content/themes/hotel-xenia/templates/content/single_parts/media.php on line 39
Warning: Invalid argument supplied for foreach() in /home/customer/www/amempreendedor.pt/public_html/wp-content/themes/hotel-xenia/templates/content/single_parts/media.php on line 39
Chegou ao fim o prazo para a apresentação das candidaturas ao projeto AME!
Agradecemos todas as candidaturas recebidas e damos os parabéns aos participantes que vão passar à fase seguinte – o coaching.
Vamos agora falar com os responsáveis selecionados e as suas equipas, para perceber as suas m
Nesta fase inicial, na sessão de 10 de abril, começámos a pensar a tomada de decisão de empreender, e a avaliá-la, por forma a perceber que: o objetivo da criação de um negócio é obter lucro.
A ideia pode ser boa, a estratégia pode ser a adequada à satisfação das necessidades, mas temos que atender à possibilidade de não haver um mercado suficientemente grande para tornar a ideia num negócio.
Para isso, nas sessões do Alto Minho Empreendedor, estudámos o potencial de negócio de cada uma das ideias submetidas através da resposta a questões-chave que foram respondidas pelos nossos candidatos a empreendedores!
1) Qual é o tamanho atual do mercado? Qual é o potencial de crescimento do setor? Vai aumentar ou reduzir? Porquê?
2) Qual a quota de mercado que é possível conquistar realisticamente?
3) O produto/serviço atende às necessidades do mercado?
4) Com base no histórico de vendas, quais são os fatores que tornam um produto um sucesso de vendas?
5) Quais são os hábitos de consumo que existem no mercado e como explorá-los?
6) Quais são os diferentes nichos que existem no setor? É possível competir em todos ou apenas em alguns?
7) Quais são os concorrentes do mercado e por que razão os consumidores os preferem? O que é preciso mudar para fazer com que esses consumidores passem a comprar os seus produtos/serviços?
8) Qual o tipo de margem financeira, de investimentos e retornos, que deve ser estimada para atuar nesse mercado?
É possível que durante a avaliação do Potencial de Mercado surjam novas ideias capazes de tornar a proposta de valor e a estratégia mais apelativas em termos comerciais, e mesmo que só por isso, o trabalho subjacente já conduza a mais-valias óbvias.
Existem empresas com uma enorme dificuldade para desenvolver avaliações do potencial de mercado de uma forma precisa, e outras, nem sequer possuem instrumentos adequados para analisar o potencial do mercado.
Por isso, no projeto Alto Minho Empreendedor, com o programa de coaching e mentoring foi proporcionado o apoio necessário para transformar a ideia dos participantes numa ideia de negócio real!