Tem uma ideia de negócio cheia de potencial mas não dispõe de capital para lançar a sua própria empresa? Seja a título de empréstimo, financiamento a fundo perdido ou donativo, descubra seis opções que o ajudam a financiar um negócio.
1) Crowdfunding – Lance uma campanha de angariação de fundos numa plataforma online de ‘crowdfunding’, explique a sua ideia de negócio e estabeleça uma meta de financiamento. A partir daí, a porta está aberta para receber donativos. Em Portugal, poderá recorrer à PPL, uma das mais relevantes plataformas de ‘crowdfunding’ nacionais, cuja maior campanha permitiu angariar 20 mil euros.
2) Crédito bancário – Esta alternativa é mais convencional e passa por pedir um empréstimo numa instituição bancária. A oferta de crédito mais vantajosa para o seu caso resultará da análise às taxas de juro e às comissões associadas, assim como às garantias necessárias.
3) Business Angels – Estes ‘anjos empresariais’ – na sua maioria empreendedores que geraram capital suficiente para apostar em novos projetos – investem em negócios ainda em fase embrionária, prestando também orientação e ‘mentoring’. Em troca de financiar um negócio, ficam com uma posição minoritária na empresa.
4) Capital de Risco – As entidades de capital de risco especializam-se no investimento em empresas emergentes, o que se traduz na aquisição de uma parte do capital. As participações são temporárias (entre três a sete anos) e estão particularmente focadas em ‘startups’ inovadoras, com grande potencial de crescimento e rendibilidade.
5) Apoios IEFP – O Instituto do Emprego e Formação Profissional oferece um conjunto de apoios à criação do próprio emprego e à criação de empresas para quem esteja em situação de desemprego. Pode consultar informação mais pormenorizada aqui: https://www.iefp.pt/
6) Fundos comunitários – No portal do Portugal 2020 (www.portugal2020.pt) poderá encontrar informações sobre candidaturas aos fundos comunitários. Identifique a oportunidade mais adequada para a sua empresa e prepare a candidatura.