Na sessão de 30 de abril, depois de termos formado as bases sólidas da missão, visão e valores debruçámo-nos sobre como poderemos ter sucesso no nosso negócio!
Foram apresentados os Fatores Críticos de Sucesso
Esses fatores são variáveis cuja gestão poderá afetar significativamente a posição competitiva de uma empresa. São aquelas poucas áreas, para qualquer negócio, nas quais os resultados, se satisfatórios, irão assegurar um desempenho competitivo e de sucesso para a organização.
Em resumo: são aquelas características, condições ou variáveis que, quando devidamente geridas, podem ter um impacto significativo sobre o sucesso de uma empresa.
Foi compreendido que são realmente importantes… Mas qual a sua utilidade?
O seu objetivo geral é identificar as características, condições ou variáveis que devem ser devidamente monitorizadas pela organização para que ela fique bem posicionada no seu ambiente de competição. Assim sendo, permite às empresas focalizarem-se estrategicamente nas suas ações e monitorizarem as tendências e os sinais de mudança do ambiente social e produtivo em que atuam.
E como poderemos identificá-los?
Existem vários métodos para o fazer, no entanto os mais consensuais são os apresentados aqui:
- Análise ambiental (PESTEL)
- Análise da estrutura da indústria (5 forças de Porter)
- Consulta a especialistas (indústria/negócio)
- Análise da concorrência (Benchmarking)
- Análise da empresa líder no segmento industrial
- Avaliação/Diagnóstico da empresa/organização
- Fatores temporais/intuitivos (específicos da empresa/organização)
Não basta definir estes fatores. É preciso também monitorizá-los de forma adequada para que a empresa possa saber qual o próximo passo a dar, de modo a cumprir os seus objetivos e a ser bem-sucedida. No entanto, os fatores críticos de sucesso variam consoante a área de negócio e são diferentes de empresa para empresa.
Por essa razão, na fase do mentoring, cada um dos projetos irá analisar os seus Fatores Críticos de Sucesso conforme a sua adequação ao negócio.
Acreditamos que estes momentos de ensino e partilha serão uma mais-valia para os candidatos potenciarem os seus negócios e, quem sabe, se tornarem nos próximos empreendedores de sucesso da região do Alto Minho.